A opinião do sr. Malheiro

Nas profiláticas páginas de opinião do JM, as mesmas onde o sr. Teixeira se diverte diariamente a assassinar a língua pátria, onde um tal sr. Menezes compara Jardim a Gandhi e onde os deputados do PSD concorrem nos elogios ao sr. "Gandhi madeirense" procurando um lugar nas listas, o sr. Filipe Malheiro destoa e hoje dedicou-se, com a serenidade habitual, a demonstrar a incompetência do Governo Regional (GR) na gestão da coisa pública. Se não vejamos: explica o sr. Malheiro que o GR foi responsável pela elaboração do projecto para o novo hospital e pelas expropriações de terrenos para a sua construção. O que o sr. Malheiro deixa de explicar é o seguinte: em que país, cidade, terra, terreola, arrabalde, empresa ou condomínio iniciam-se projectos sem saber se existe financiamento para os terminar? Pois, na Madeira, pelos vistos. Na mesma ilha onde se começa a (re)construir um estádio sem saber se há dinheiro para chegar ao fim das obras!

Sabem, na minha adolescência joguei (treinei) futebol e fui "orientado" por aquele que, provavelmente, seria o pior treinador do mundo, conhecido por uma frase: "bola prá frente pr'aliviar as arcas". Nunca me lembrei tanto da frase como esta manhã, enquanto lia a opinião do sr. Malheiro. "Bola prá frente p'raliviar as arcas". É assim que este Governo gere a coisa publica. Inicia projectos sem saber se os pode terminar. São túneis sem pontes, estádios sem bancadas, hospitais que não saem do papel. Em contrapartida, tem dinheiro para a Marina do Lugar de Baixo (é, mas o burro sou eu!) ou para a megalomania do aterro. Prioridades politicas legítimas, mas que devem ser assumidas e que em Outubro serão julgadas pela população.

Já agora, pergunto ao sr. Malheiro, sempre tão bem informado: o GR encetou algum tipo de diálogo com o novo Governo da República, com o Ministro das Finanças, que até é do PSD, para saber da viabilidade do novo hospital?

Deixo ainda uma pergunta à deputada sra. dona Rafaela, sempre tão solicita a defender o indefensável: não visita o Serviço de Urgências da Cruz de Carvalho há quanto tempo? sra. dona Rafaela, por favor vá lá e depois fale sobre os doentes que não podem esperar e outras coisas mais.

Comentários