Jogar para não descer?

Ontem, o Marítimo conseguiu um resultado meritório atendendo ao facto de ter jogado o primeiro jogo oficial da época, contra um adversário de um campeonato competitivo e depois de ter feito, na véspera, uma desgastante viagem de 12 horas. Consegui ver partes do jogo na net e, entre os factores positivos que consegui vislumbrar, destaco a união da equipa, muito coesa, a capacidade de Danilo Dias para criar problemas ao adversário e a ambição. O Marítimo tem condições para ganhar esta eliminatória e esperar pelo adversário dos "play-off", que será necessariamente muito mais complicado do que este. De qualquer maneira, parece-me que, com este plantel, dificilmente se repetirão os resultados da época passada. O guarda-redes, Salin, pareceu-me a todos os títulos inseguro, talvez justificando a aposta em Ricardo, que na época passada fez muito bons jogos na Taça de Portugal. Na defesa, Roberge parece-me estar com a cabeça em outro lado, sendo que, confirmando-se a sua saída, os verde-rubros terão um enorme problema para resolver, porque a restante rapaziada não tem, nem de perto nem de longe, a qualidade do francês. No meio-campo, a saída de Roberto Sousa não foi compensada. João Luiz é voluntarioso, capaz do melhor, mas também do pior, ficando a léguas de Sousa. Falaram-me recentemente do brasileiro Rodrigo António, que regressa após empréstimo ao Belenenses, como uma possível mais-valia, mas eu prefiro esperar para ver. No ataque a situação é ainda pior. Fidelis tem potencial. Convencendo-se de que não é uma "estrela", poderá afirmar-se, finalmente, na equipa principal. E depois? Adilson não é, definitivamente, jogador de futebol. O plantel tem dois "alas" razoáveis - particularmente Sami - mas carece, em definitivo, de outras soluções. A julgar pelo que vi a época passada, Ibrahim, o nigeriano, não será solução certamente. O madeirense Gonçalo é mais um ala que não me parece acrescentar qualidade face a Heldon e Sami. Pode jogar-se uma época inteira sem um ponta-de-lança? Talvez... De qualquer maneira, dou crédito a Pedro Martins e recordo-me que, no início da época passada, também achava que o Marítimo iria jogar para não descer...

Comentários