Sugestão

Muito simpática e "inteligentemente", a Srª Secretária Regional do Turismo (SRT) preferiu penalizar os cumpridores, os hotéis, beneficiando claramente o infractor, um "operador turístico" que não conseguiu cumprir com os seus compromissos e que por isso deve muito dinheiro aos empresários do sector, os mesmos a quem uma estratégia de promoção do destino feita em "zig-zag" vem penalizando há anos. Os mesmos que têm visto uma das principais mais-valias competitivas do arquipélago, a paisagem, ser "betonizada", com o beneplácito desta e do anterior responsável máximo pelo Turismo.

Se o processo foi mal conduzido num primeiro momento, a reacção seguinte, atacar o Diário de Notícias por ter noticiado a situação, é absolutamente exasperante. É caso para dizer que desta vez, a velocidade de resposta da Srª Secretária e do seu gabinete foi mais rápida do que em outras circunstâncias, se calhar muito mais relevantes para o destino.

Percebo perfeitamente que num mercado internacional competitivo, no qual a comunicação flui à velocidade da Internet, há que salvaguardar algumas situações que podem ter reflexos negativos na "performance do destino" - citação do comunicado da SRT. Mas para isso, não vale tudo, muito menos fazer "tábua rasa" das principais regras de decência e de justiça.

Eu, modestamente, aconselharia a Srª Secretaria Regional do Turismo a, definitivamente, olhar pelo destino, que é para isso que todos lhe pagamos. Desafiava ainda a Srª Secretaria e utilizar a "coragem" que hoje procurou mostrar, indo contra muitos dos hoteleiros da Região para, nos futuros Conselhos de Governo, opor-se de forma veemente a todas as decisões "(a)trapalhadas" dos seus "colegas" que, mais do que qualquer acto de um ou mais hoteleiros, prejudicam, a ponto de sufocar, o destino Madeira.



Comentários